UCDB DINHEIRO 81. FGTS vale a pena sacar e investir no tesouro? Parte II

Karina Anunciato e Leandro Tortosa

Já pensou que o seu fundo de garantia (FGTS) pode render mais do que ele acumula hoje? Pois é, e exatamente devido ao momento econômico enfrentado pelo país com altas taxas de juros que algumas modalidades de investimentos tem se cada vez atraentes, como é o caso do tesouro direito, ao invés de deixar rendendo diretamente no fundo.

Mais antes de tudo é preciso lembrar que o FGTS é uma poupança acumulada ao longo da vida laboral que só pode ser movimentada em casos específicos. Com o objetivo de aquecer a economia e se tornar um socorro para quem precisa de dinheiro, o governo concedeu nos últimos anos duas modalidades de saque: o saque aniversário e saque rescisão.

Para não correr o risco de torrar seu crédito desnecessariamente e sem critério, é fundamental avaliar e responder perguntas básicas como: já tenho dinheiro guardado; consigo me manter em caso de demissão; posso dispensar o uso do fundo de garantia?; as respostas para estes questionamentos são o ‘pulo da gato’ para quem deseja usar a poupança como recurso para investimento.

Entenda mais e confira as dicas do professor Leandro Tortosa aqui: