UCDB Dinheiro #44: Por que damos ouvidos a fofocas?

Leandro Tortosa e Michael Franco

iStock

A indagação foi feita pelo teórico da economia comportamental e ganhador do Nobel de Economia em 2002, Daniel Kahneman. E logo respondida por ele mesmo: “Porque é muito mais fácil, além de ser muito mais prazeroso, identificar e classificar os erros dos outros do que reconhecer nossos próprios erros”.

E com essa pegada, o professor Leandro Tortosa alerta neste episódio do UCDB Dinheiro sobre uma infeliz realidade. “Uma boa parte das pessoas do Brasil, sejam estudantes, empregados ou empresários, têm tomado suas decisões de investimentos baseada em notícias falsas”.

O cenário não é exclusividade tupiniquim. “Muitos investidores [internacionais] acabam não trazendo dinheiro para cá, escolhem outros países para investir por conta do que eles chamam de insegurança jurídica e desconfiança em relação ao nosso país”.

Nossa realidade não é das mais favoráveis. “O mercado está muito voltado ao pessimismo em torno do Brasil”, causada muitas vezes por declarações ousadas e desastrosas dos chefes dos poderes e outras discussões desnecessárias que acabam ocorrendo por aqui.

Mas se dermos atenção às notícias verdadeiras, apuradas e comprometidas com a seriedade, teremos muito mais tranquilidade e eficiência em nossas ações. Tortosa, inclusive, cita exemplos no papo de hoje. Se liga: