Toque de recolher começa à meia-noite a partir desta quarta-feira

Michael Franco

Foto: Saul Schramm

Após reunião nesta segunda-feira entre o prefeito Marquinhos Trad e representantes do Ministério Público, Defensoria Pública comércio e secretários municipais, o toque de recolher mais uma vez foi reduzido na Capital. A partir de amanhã, quarta-feira, dia 16, a proibição de sair de casa sem motivo essencial começa à meia-noite e não mais às 23h como era até então.

De acordo com o decreto, já publicado em edição extra do Diário Oficial, o novo horário da medida segue até dia 30 de setembro.

Outra novidade também publicada no diário oficial é a liberação do funcionamento de segmentos proibidos até então. A partir hoje, cinemas, clubes, shows, boates e outros estabelecimentos semelhantes devem fazer as adaptações de segurança para a abertura no dia 28 de setembro.

Anteriormente, a lei barrava o funcionamento de eventos particulares que geram aglomerações, como sessões de cinemas, bailes, shows, festas em casas noturnas, boates e casas de eventos. Agora, todas essas atividades ficam liberadas, desde que obedeçam normas de biossegurança e utilizem apenas metade da capacidade do espaço.

Clubes e atividades de lazer, que estavam vetados, também foram liberados, assim como o acesso a espaços kids, playgrounds e similares no interior dos estabelecimentos.

Outras atividades, como academias de musculação, que já eram permitidas pela prefeitura desde abril, mas com apenas 30% da capacidade do local onde ocorrem, agora também poderão acontecer com 50% do total de pessoas suportadas, obedecendo um distanciamento mínimo.

O regramento completo para a volta das aulas presencias na rede privada também foi publicado em edição extra do Diário Oficial. São cinco páginas de normas que devem ser seguidas.