Supermercados podem funcionar após às 20h permitindo a entrada de uma pessoa por família

Michael Franco e Karina Anunciato

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O decreto com novas medidas de restritivas, publicado pelo governo do estado na quarta-feira (10), determina toque de recolher das 20h às 5h, no entanto permite que supermercados continuem funcionando durante o horário de resguardo desde que não haja consumo de produtos no local e apenas uma pessoa da mesma família tenha a aentrada autorizada.

“Os supermercados e congêneres, não se incluindo lojas de conveniência, ficando expressamente vedado o consumo de gêneros alimentícios e bebidas no local, bem como o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família, exceto nos casos em que for necessário acompanhamento especial”, destaca o trecho permitindo funcionamento dos estabelecimentos.

O presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Amas), Edmílson Veratti comentou que a medida já era pedida pelo setor e contribui para a continuidade do trabalho em meio ao período delicado na pandemia.

“Pessoas vão com as famílias, levam filhos, mãe, avós. Não é sadio. Nas lojas já pedimos e orientamos que vá somente uma pessoa por família. É uma medida simples que diminui muito a circulação de pessoas”.

Sobre a restrição na entrada dos supermercados, Veratti conta que os funcionários não tem poder obrigativo como de forças de segurança, mas “fiscais ficarão responsáveis por orientar as pessoas. Caso haja alguém forçando descumprimento acionarão vigilância sanitária e polícia, é o que eles podem fazer”.