Senado e Câmara escolhem hoje mesa diretora

Karina Anunciato

Votação será secreta e presencial (Foto: Saulo Cruz)

Hoje, Deputados e Senadores decidem os nomes que presidirão as casas legislativas nos próximos 2 anos. Além da função de pautar os assuntos que entraram em votação no plenário, os dois cargos são o terceiro e quarta na linha sucessória da presidência da república.

Na Câmara, 8 deputados concorrem ao cargo. Os principais candidatos na disputa são Arthur Lira – apoiado por Jair Bolsonaro – e Baleia Rossi – que conta com o apoio de Rodrigo Maia. 

Na Câmara, as votações acontecem só à noite, mas ao longo do dia os políticos passam por vários ritos preparatórios como: a  formação de blocos parlamentares, a reunião de líderes para escolha dos cargos da Mesa diretora e registro das candidaturas. A votação deve começar às 19h. A eleição será totalmente presencial, sem flexibilização de votação remota para os deputados do grupo de risco.

No Senado, 4  senadores concorrem ao cargo. Os principais candidatos na disputa são: Rodrigo Pacheco e Simone Tebet. Pacheco é o candidato do presidente da República e de Davi Alcolumbre, atual presidente do Senado. Simone Tebet apresentou candidatura independente na sexta-feira após seu partido, o MDB, retirar o apoio em troca de negociar cargos estratégicos dentro da próxima legislatura.

O rito no Senado, por contar com um número menor de votantes, é um pouco mais rápido. A eleição dos novos membros da Mesa do Senado começa com a reunião preparatória às 14h, quando é escolhido o presidente em votação secreta. Em seguida, o eleito toma posse e define a realização de uma segunda reunião preparatória, dessa vez para a escolha dos demais integrantes da Mesa: dois vice-presidentes e quatro secretários (com os respectivos suplentes).