Sem vagas em MS, pacientes em estado grave são transferidos para São Paulo

Karina Anunciato e Michael Franco

Reprodução

O governo de Mato Grosso do Sul iniciou, no domingo (06), a transferência de pacientes com covid-19 em quadro clínico grave para o estado de São Paulo. Cinco pessoas foram encaminhadas ao estado vizinho em decorrência das filas por leitos clínicos e de terapia intensiva nos hospitais de Mato Grosso do Sul. Ontem, o número de pessoas à espera de vagas chegou a 251.

As transferências de sul-mato-grossenses para outros estados começaram na quarta-feira, quando uma paciente de Bonito foi encaminhada para Porto Velho, em Rondônia. O estado havia oferecido 10 leitos de UTI ao governo de Mato Grosso do Sul.

O governador Reinaldo Azambuja ressaltou que é um ato de solidariedade entre gestores, tendo em vista que Mato Grosso do Sul recebeu pacientes de outros estados quando tinha leitos livres.

No boletim epidemiológico de ontem, Mato Grosso do Sul registrou 1.316 novos casos da doença e 50 óbitos. Nos primeiros seis dias do mês de junho, 10.834 pessoas testaram positivo para covid-19 e 183 morreram em decorrência da doença.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, falta apoio dos cidadãos. “Nós não precisaríamos estar mandando pacientes para outros estados se houvesse colaboração da população”.

Ouça todos os detalhes no destaque do Jornal das Sete: