Resende acredita que MS deve atingir “imunidade coletiva” em setembro e iniciar retorno à normalidade

Karina Anunciato e Michael Franco

Reprodução - Facebook

O secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende comentou durante live desta quarta-feira (30) que tem a vontade de divulgar uma data que deve marcar a imunidade coletiva com a vacinação para que Mato Grosso do Sul possa iniciar o retorno à normalidade.

Ele disse que vai encomendar um estudo sobre o assunto, mas acredita que em setembro o estado chegará a situação desejada. “No ritmo que está, a maioria dos estados vai até dezembro. Eu acredito, e nós vamos fazer isso, que setembro será uma data especial quando a gente poderá definitivamente dizer que atingimos a imunidade coletiva”.

O clima da transmissão ao vivo da Secretaria de Estado de Saúde foi de alívio. Os dados apresentados pela pasta demonstraram que o momento de surto da doença se amenizou.

Mato Grosso do Sul vinha apresentando média de cerca de dois mil novos casos por dia e tinha taxa de contágio crescente. Agora o cenário se inverteu, ontem foram registrados 730 casos e o índice de contágio está menor que um, o que significa redução da doença.

Outro dado que mostra a evolução no combate à pandemia é a ocupação de leitos. Segundo Resende, o estado que há alguns dias enviava pacientes críticos para outros estados por falta de vagas, já encontra espaço nos hospitais.

Ouça todos os detalhes na matéria completa do Jornal das Sete: