Pesquisador identifica potencialidades turísticas na Rota Bioceânica

Karina Anunciato e Michael Franco

Rota Bioceânica (Foto: Infoescola)

O trabalho de pesquisa desenvolvido no programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Local Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) mostra o potencial turístico da Rota Bioceânica. O traçado vai ligar Brasil, Paraguai, Argentina e Chile com o principal objetivo de atender as necessidades econômicas de escoamento de produtos e insumos pela América do Sul.

Thiago Asato, pesquisador, doutor em Desenvolvimento Local. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em entrevista ao Jornal das Sete desta sexta-feira (04), o pesquisador, doutor em Desenvolvimento Local e Representante da GTA Seguro Viagem, Thiago Asato – que possui mais de 20 anos na área do turismo – explicou que o projeto de pesquisa apresentado no final de maio deste ano com o tema ‘A rota bioceânica como campo de possibilidades para o desenvolvimento de atividade turística’ buscou responder os interesses da rede universitária, governamental, mas também de empresários e diversos atores área.

No estado, Asato destacou que identificou algumas potencialidades turísticas já existentes para o desenvolvimento local e que receberão mais evidência com a implementação da Rota como por exemplo em Jardim, a exploração do Ecoturismo – através da contemplação e mergulho; Porto Murtinho com o turismo cultural, de pesca, além do turismo de observação de aves. De acordo com o pesquisador, atualmente foram identificadas 400 espécies de aves na região de Porto Murtinho e em parte do Chaco paraguaio.

“A partir da abertura da ponte binacional vai abrir a possibilidade de nós sul-mato-grossense conhecermos o turismo em Salta e Jujuy que é riquíssimo em turismo cultural na parte argentina, além do chaco paraguaio”.

 Confira a entrevista completa aqui: