Número de infecções e mortes por covid cai mais de 50% em MS

MF com Leonardo Rocha, da Comunicação do Governo de MS

Foto: Callaghan O'Hare/Reuters

Os casos e mortes em decorrência da Covid-19 tiveram queda de mais de 50% em um mês, no estado, na comparação entre junho e julho deste ano. O cenário também reflete na redução do número de internados e na diminuição da taxa de contágio da doença.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta segunda-feira (19), foram registrados 13.221 casos em julho, o que representa 58% a menos que o mesmo período do mês passado. A taxa de contágio que passava de 1,0 agora está em 0,84.

A redução é notada também no número de mortes. Neste mês foram 385 óbitos até esta ontem, 51% a menos que em 19 de junho, quando eram registrados 795.

O número de pessoas internadas por causa da covid caiu 38% em um mês, com 633 pacientes registrados na segunda-feira. Já em 19 de junho eram 1.028. Naquele período ainda eram 15.177 pessoas em isolamento domiciliar e agora 7.495.

Para a médica infectologista, Mariana Croda, o principal motivo da queda do número de mortes e casos da doença no Estado se deve ao aumento da vacinação. “É o principal fator (vacinação), até porque outras medidas como distanciamento e uso de máscaras foram um pouco banalizadas pela população”.

Mesma posição da médica infectologista Andyane Freitas Tetila, que entende que a vacinação já começa a diminuir os casos graves, internações e mortes, pois se reduz a circulação viral. “A vacinação tem seu papel fundamental”.