Instalação artística ‘Lembranças’ é resgate da memória afetiva das Festas Juninas

Karina Anunciato e Michael Franco

(Foto: Assessoria)

A impossibilidade de realizar as tradicionais juninas, características do mês de junho, mobilizou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na produção da instalação artística “Lembranças”.

Roberto Figueiredo (Foto: UCDB)

Criada pelo professor e coordenador do setor de Cultura e Arte da UCDB, Roberto Figueiredo, a obra é uma homenagem ao resgate da memória afetiva da manifestação cultural tradicional em junho. 

“As Festas Juninas nos acompanham desde a infância e neste momento não poder celebrar, nestes últimos dois anos, algo tão democrático é muito difícil. Então nós quisemos fazer algo que lembrasse essas festas juninas, que também além da música são as bandeirolas. Nós fizemos várias bandeirolas bem gigantes e colocamos no canteiro central em frente a Praça do Rádio”.

A instalação, que está localizada na Avenida Afonso Pena, entre as ruas Pedro Celestino e Padre João Crippa, pode ser apreciada por quem passar pela rua. “Quem passar por ali pode observar do carro ou descer, com toda a segurança e distanciamento social, e observar a instalação de perto”.

A obra são grandes estruturas de metal que ostentam bandeirinhas coloridas, tais como as que são penduradas nos arraiás brasileiros. A escolha pelo canteiro central foi pensada para evitar aglomerações.

A entrevista completa com Roberto Figueiredo, você confere aqui: