Imasul emite alerta para alagamento em rios do Estado

Karina Anunciato e Michael Franco

Pontos dos rios: Miranda, Aquidauana e Taquari estão sob alerta (Foto: Saul Schramm)

Depois de uma trégua no final do mês de janeiro, os níveis dos rios do Estado voltaram a subir. Isso porque desde o último dia 11 de fevereiro as chuvas têm caído com intensidade.

Diante deste cenário, nesse quarta-feira (17) o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu aviso de evento crítico para risco de transbordamento do Rio Miranda no Distrito Águas de Miranda em Bonito.

De acordo com o documento, o volume de chuvas ocorrido nos últimos dias, fez elevar o nível do Rio Miranda muito próximo da cota de Emergência de 650 cm.

Segundo a Defesa Civil, por ser uma região mais baixa, o ponto é o primeiro a inundar. Na segunda quinzena de janeiro, esse ponto do já havia ultrapassado o nível de emergência de 650 cm.

Na última medição do Imasul outros pontos foram identificados com alerta: o Rio Miranda na altura do Distrito de Palmeiras (492 cm) e em Aquidauana (689 cm). A cota de emergência de ambos é de 650 cm e 800 cm, respectivamente.

O nível do Rio Taquari na estação de Coxim, está há dois dias em nível de alerta para risco de transbordamento. A última medição registrada foi de 429 cm, quando o nível de emergência é de 500 cm.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através da Sala de Situação, dá suporte a Defesa Civil Municipal e dispara avisos para a população local que esteja cadastrada no 40199 para receber alertas via SMS.