Grupo Psicólogos com Amor é iniciativa de vereador para ajudar na superação das dores provocadas pela pandemia

Karina Anunciato e Michael Franco

Ronilço Guerreiro, vereador (Foto: CMCG)

A pandemia da covid-19 tem provocado vários impactos na sociedade que vão muito além apenas da superação da doença pelo indivíduo. Em mais de um ano de enfrentamento do vírus e após diversas perdas de entes queridos, muitas pessoas têm tido cada vez mais dificuldade de superar a depressão, ansiedade, o luto entre outros.

Com o objetivo de contribuir com o reestabelecimento emocional das pessoas, o vereador Ronilço Guerreiro que também é psicólogo, criou o Grupo Psicólogos com Amor. “Neste momento as pessoas estão adoecendo de ansiedade, de depressão, de ausência, de um luto não vivido, então esse Grupo Psicólogos com Amor veio atender essas pessoas, que estão desesperançosas, nós precisamos provocar a esperança”.

Em entrevista ao Jornal das Sete (13), Guerreiro falou de um dos principais problemas sociais provocados pela pandemia – o cancelamento das cerimônias funerárias. “As pessoas que perdem seus entes queridos elas precisam viver o seu luto, faz parte do ritual. O problema hoje é que as pessoas não estão podendo participar das cerimônias. As pessoas muitas vezes vão para o hospital e depois só acompanham o enterro. Os familiares não estão vivenciando o luto e isso é muito ruim, é muito triste. Então estamos trabalhando com todo este conceito, com toda esta conjuntura”.

Além do trabalho psicológico, Guerreiro é fundador do projeto Gibitica (Foto: Divulgação)

Psicólogos com Amor

Para participar do grupo, basta o interessado entrar em contato pelo whatsApp 9 9115-0283. Num primeiro momento os encontros são em grupo pelo aplicativo e depois o atendimento é individual.

Nós pegamos o contato das pessoas, que entram em contato com a gente. As pessoas participam de uma conversa previamente. Depois participa de uma reunião em grupo. Durante a semana nós fazemos atendimento individual, um por um, nós vamos conversando falando e isso que é importante as pessoas poderem falar dos seus sentimentos”.

A entrevista completa com o vereador e psicólogo Ronilço Guerreiro, você confere aqui: