Estado investiga se nova cepa de covid-19 já circula em MS

Karina Anunciato

Amostra foi encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz para sequenciamento genético (Foto: Fiocruz)

Na live da saúde de ontem, a secretária adjunta da saúde, Christine Maymone, confirmou que o estado enviou amostras de exames para o Instituto Adolfo Lutz. O objetivo é saber se a nova cepa de covid-19 já está presente em Mato Grosso do Sul. O alerta surgiu após a confirmação da nova variante no estado de São Paulo.

Com a campanha de vacinação do grupo prioritário – fase 1 – em andamento, o Secretário de Saúde Geraldo Resende, destacou o trabalho em parceria do Distrito Sanitário Indígena. Até terça-feira, 26% do público alvo foi vacinado, o que corresponde a mais de 12 mil pessoas imunizadas.

O objetivo é encerrar esta etapa em até 30 dias, com 48.500 indígenas vacinados em todo o estado. Para esta semana, Resende aguarda a confirmação da chegada de mais um lotes de imunizantes. Esta nova carga deve ser destinada aos idosos com mais de 80 anos.

Ontem, o estado recebeu do Ministério da Saúde, 269 mil e 800 agulhas e seringas para reforçar a Campanha de Imunização contra à Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Com esta remessa o estoque de insumos no estado chega a 2,5 milhões de seringas e agulhas, quantidade suficiente para a vacinação contra Covid-19. Os insumos estão com os municípios e na rede de imunização estadual.

Dois processos para aquisição de mais insumos estão em andamento. Em um deles, a previsão de compra é de 740.689 seringas e agulhas. No outro, serão mais 7 milhões.