Curso de Direito da UCDB está entre os mais concorridos há cinco décadas

 

Débora Alves

Este ano, o Curso de Direito da UCDB completará 58 anos e é um dos mais tradicionais da Universidade, foi criado em 1966 na antiga FUCMAT – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso. É também, um dos cursos mais concorridos ao longo das cinco décadas. 

O Jornal das Sete recebeu o professor Luiz André Macena, coordenador do Curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco. Prof. Macena, como é conhecido, explicou o diferencial do curso de Direito oferecido pela UCDB. (Para conferir a entrevista basta clicar no play).

Especialista em Pedagogia Salesiana na Educação Superior (2021), o professor Macena explica que o carisma de Dom Bosco é ensinar, com amor, carinho e atenção. Os jovens precisam de conteúdo, de educação, mas necessitam ainda mais de pessoas que apontem caminhos seguros, e que aceitem acompanhá-los com liberdade, respeito e proximidade.

Além das disciplinas obrigatórias, como por exemplo, Direito Civil, Penal, Administrativo, Constitucional, do Trabalho entre outras; o curso de Direito oferece disciplinas transversais de outras áreas do conhecimento, porque é necessário que o operador do direito tenha contato com outras profissões, o direito é uma profissão muito dinâmica.

Entre os diferenciais do curso de Direito é o pioneirismo, e até hoje o curso continua sendo pioneiro em muitas ações que impactam a sociedade.

O Núcleo de Práticas Jurídicas da UCDB (Nuprajur) oferece atendimento jurídico gratuito para a população e é o local onde os acadêmicos têm a oportunidade de fazer o estágio supervisionado. 

Currículo do professor Luiz André Macena: Doutorando em Desenvolvimento Local na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Mestre em Direito em Desenvolvimento Local pela UCDB (2013); Especialista em Pedagogia Salesiana na Educação Superior (2021); Especialista em Direito Civil e Processual Civil Graduado em Direito (2002). Experiência na advocacia contenciosa e preventiva. Professor no ensino presencial e à distância na Universidade Católica Dom Bosco desde 2011.