Com bancos fechados, consumidores devem procurar meios virtuais para pagar contas

Karina Anunciato e Michael Franco

O decreto do governo de Mato Grosso do Sul em vigência até o próximo domingo, 4 de abril, permite a abertura apenas dos serviços considerados essenciais. Com isso, as casas lotéricas permanecem fechadas e os bancos funcionam no sistema de autoatendimento, com atendimento presencial somente para pagamentos de benefícios.

Jornal das Sete, desta segunda-feira (29), conversou com o superintendente de Procon de Mato Grosso do Sul, Marcelo Salomão para entender a questão de prazos e vencimentos dos boletos de pagamento. Ele explicou que, no geral, o consumidor deve encontrar meios disponíveis para quitar os compromissos.

“Em regra, o consumidor precisa achar uma solução virtual para o seu cumprimento […] os bancos garantiram ao Procon que irão disponibilizar ferramentas para que os consumidores possam cumprir com suas obrigações”.

Mesmo assim, as pessoas que se sentirem lesadas por não conseguirem pagar as contas presencialmente, o Procon está aberto para receber denúncias. “Poderão sim abrir suas reclamações para que os consumidores possam ter o seu direito adquirido garantido com a absorção de juros e multas. Mas ressalto, isso é uma exceção regra. A regra é que os consumidores achem uma alternativa para que não possam ficar inadimplentes”.

Ouça a entrevista completa com Marcelo Salomão:

Canais de atendimento do Procon MS:

Telefone: 151
WhatsApp: 99158-0088
Site: procon.ms.gov.br
Aplicativo: MS Digital