Cantora Vanusa morre aos 73 anos em uma clínica de repouso

Reprodução

A cantora Vanusa morreu aos 73 anos, na madrugada deste domingo, 8, em uma casa de repouso onde estava internada em Santos, no litoral de São Paulo. A causa da morte foi registrada como insuficiência respiratória. Nos últimos meses, Vanusa esteve internada em um complexo hospitalar.

Fã de música desde criança, Vanusa Santos Flores nasceu em 22 de agosto de 1947 em Cruzeiro, no interior de São Paulo, mas foi criada nas cidades de Uberaba e Frutal, em Minas Gerais. Ainda adolescente, tornou-se cantora de um grupo de rock ao estilo da Jovem Guarda. O empresário Sidney Carvalho viu uma apresentação da banda, gostou, e colocou Vanusa em atrações da extinta TV Excelsior, como Os Adoráveis Trapalhões, programa liderado por Renato Aragão e Dedé Santana. Em 1968, ela gravou o primeiro álbum, chamado Vanusa, com o sucesso “Pra Nunca Mais Chorar”, de Carlos Imperial e Eduardo Araújo.

Vanusa deixa uma obra longa, são pelo menos duas dezenas de álbuns, além de compilações e compactos, que merecem ser redescobertas pelas novas gerações. Ela começou a cantar profissionalmente na segunda metade dos anos 60, e aparece para o público quando a Jovem Guarda já estava em seus derradeiros momentos – ela apareceu nas últimas edições do programa exibido pela Record.

Relembre alguns sucessos da cantora: