Campo Grande volta para a bandeira vermelha no Programa Prosseguir

Karina Anunciato e Michael Franco

Reprodução - PMCG

Campo Grande saiu da bandeira cinza e foi classificada com a cor vermelha no Programa Prosseguir. A atualização foi divulgada durante live da Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (23).

A nova coloração começa a valer na próxima sexta-feira (25). Porém, na prática, nada vai mudar na vida da cidade, tendo em vista que o decreto municipal já havia reclassificado a capital por conta própria.

Assim, o toque de recolher continua às 21h e os serviços em funcionamento de acordo com as regras determinadas.

Para evitar que outros conflitos entre decretos aconteçam no futuro, o governo do estado revogou o caráter vinculativo das determinações. Assim, o Programa Prosseguir volta a recomendar medidas ao invés de determinar.

De acordo com a publicação no Diário Oficial desta quarta-feira, o Comitê Gestor que avalia a situação dos municípios ganha mais integrantes. A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Christine Maymone explicou que agora 12 representações compõem o grupo, incluindo a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). “De forma que nós possamos mais ainda fortalecer o nosso programa”.

Ouça todos os detalhes na matéria completa do Jornal das Sete:

Classificação

O novo embandeiramento classifica 4 municípios na cor cinza, 47 na vermelha, 25 na laranja e 3 na amarela. As cores sinalizam grau extremo, alto, médio e tolerável para a transmissão da Covid-19, respectivamente.

Na bandeira cinza, que orienta apenas o funcionamento de atividades listadas como essenciais no Prosseguir, estão os municípios de Água Clara, Aparecida Do Taboado, Camapuã e Japorã.

A maioria dos municípios sul-mato-grossenses está no bandeiramento vermelho, que recomenda apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco. Estão nesta classificação: Amambai, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima Do Sul, Figueirão, Itaporã, Itaquiraí, Jardim, Ladário e Laguna Carapã.

Também estão na bandeira vermelha: Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Na bandeira laranja, em que a recomendação é o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco, estão 25 municípios. São eles: Alcinópolis, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Douradina, Glória de Dourados, Guia Lopes Da Laguna, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Jateí, Juti, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Porto Murtinho, Rio Negro, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.

Na classificação amarela estão, Anaurilândia, Jaraguari e Santa Rita do Pardo.