Campanha ‘Lenço Solidário’ é gesto de carinho para mulheres com câncer

Karina Anunciato

Valorização e autoestima. A ‘Campanha Lenço Solidário’, divulgada nesta terça-feira (19), é mais uma ferramenta de apoio emocional para mulheres que enfrentam o câncer em Mato Grosso do Sul. A iniciativa faz parte do mês de conscientização ao câncer de mama, Outubro Rosa.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020. O número representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. No Brasil, a doença é a mais incidente em mulheres de todas as regiões, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Mara Caseiro, Deputada Estadual (Foto: Assessoria)

A Deputada Estadual, Mara Caseiro – que já enfrentou a doença – usou a tribuna da Assembleia Legislativa (ALEMS) e compartilhou a importância do diagnóstico precoce.

“O que me traz hoje aqui a nossa tribuna é a Lei 4.541/2014. De minha autoria, do deputado Zé Teixeira [DEM], e da ex-deputada Dione Hashioka, lei essencial que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer, para que as mulheres busquem um profissional sempre, façam exames periódicos, pois quando o câncer é diagnosticado em tempo, é curado totalmente”, destacou Mara.

Caseiro falou do impacto da pandemia da covid-19, devido ao isolamento, na busca por diagnóstico. A deputada frisou ainda que além do autoexame a mulher deve buscar todas as ferramentas diagnósticas, entre elas a mamografia.

“Só o autoexame e o exame clínico não são tão precisos, é necessário fazer os exames preventivo e de mamografia. O diagnóstico precoce do câncer de mama ainda é fator para sucesso no tratamento. Cerca de mil mulheres em todo o Estado têm câncer de mama a cada ano, e dados apontam que com o surgimento da pandemia, muitas mulheres deixaram de realizar os exames, tendo então o número de mamografias realizadas de janeiro a julho caído 45%”.

A Campanha Lenço Solidário, segue até o dia 30 de outubro. A ação é uma iniciativa da BPW, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres com apoio da Assembleia.

Os lenços podem ser entregues na ALEMS, Academia Equilíbrio Gleice ou Carla e Rua Dr João Rosa Pires n. 641 Edf Marques de Valença – Iacita.