“As micro e pequenas empresas são a locomotiva da economia de MS”, diz diretor do Sebrae

Karina Anunciato e Michael Franco

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Levantamento do Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontou que as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 69,2% dos empregos formais em Mato Grosso do Sul, em março de 2021. O Jornal das Sete, desta segunda-feira (10), trouxe o assunto em entrevista com o economista e diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro. Ele destacou o aspecto de reação e adaptação que o setor apresenta em momentos de incerteza para continuar ativo e disponibilizar oportunidades.

“As micro e pequenas são a força, a locomotiva da economia sul-mato-grossense. Não desprezando os demais setores, a nossa força é o agronegócio, a gente sabe. Mas os pequenos negócios são aqueles que geram empregos, aqueles que mais facilmente em situações de dificuldade se reposicionam e já vão gerando novas oportunidades de emprego para o cidadão”.

Foram 3.568 vagas geradas pelos micro e pequenos empresários, resultado superior aos postos de trabalho criados pelas empresas de médio e grande porte, que registraram 1.613 oportunidades.  Estanqueiro salientou que a realidade causada pela pandemia também impulsionou o setor.

“Tudo isso fez com que as pessoas, muitas vezes, ao perderem o emprego, ao invés de esperarem novas oportunidades perceberam elas mesmas que poderiam ter uma oportunidade desenvolvendo algum negócio de forma que elas pudessem gerar uma renda para sustento de suas famílias”.

Confira a entrevista completa com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro:

Serviço:

O Sebrae Campo Grande está localizado na Avenida Mato Grosso, 1661 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site oficial do Sebrae/MS clicando aqui.